Piso Elevado para Data Center

Piso elevado como solução para seu datacenter.

Um piso elevado em um datacenter é um piso elevado, construído de duas a três pés acima de um piso de concreto. Ele cria um espaço que pode ser usado para serviços de refrigeração, elétrica e mecânica. Nos data centers, pisos elevados também são usados ​​como uma maneira de distribuir ar frio.

Ao usar um piso elevado, as instalações não apenas reduzem a quantidade de ar necessária para resfriar o equipamento, mas também requerem menos energia e melhoram a distribuição de temperatura em todos os gabinetes. De acordo com pesquisas sobre o impacto de pisos elevados no comportamento térmico de edifícios comerciais, a presença de um piso elevado pode reduzir potencialmente a carga de resfriamento em até 40%. A combinação deste sistema com uma solução de resfriamento de AI pode proporcionar economias ainda maiores.

Mantendo a calma

Os servidores nos datacenters geram uma quantidade enorme de calor, apresentando um grande problema para designers e gerentes de datacenter. Quando os servidores superaquecem, uma reação comum é considerar obter capacidade extra de resfriamento, com base no pressuposto de que a infraestrutura de resfriamento existente não é capaz de manter uma temperatura adequada. Na realidade, o problema pode não ser o resultado de capacidade insuficiente, mas de um gerenciamento inadequado do fluxo de ar.

 

Para manter o datacenter fresco, uma prática comum é instalar ladrilhos perfurados em corredores frios. Esses ladrilhos perfurados normalmente não são instalados em corredores quentes, a menos que exista um ladrilho de manutenção. Esses ladrilhos de manutenção oferecem aos funcionários acesso em um ambiente mais quente, para que possam trabalhar com conforto. No entanto, os ladrilhos de manutenção não devem permanecer permanentemente no lugar, pois restringem o fluxo de ar.

 

Às vezes, as grades são usadas como uma solução rápida para pontos de acesso em um data center. No entanto, como uma grade pode permitir até três vezes mais ar do que o piso elevado perfurado, usá-los agravará o problema. Gerenciar o posicionamento de pisos elevados é fundamental. Se não forem instalados ladrilhos suficientes, o ar poderá começar a recircular. Se houver muitos ladrilhos instalados, isso pode permitir o desvio de ar. Se for necessário escolher entre recirculação e desvio, é preferível o desvio.

 

Cabeamento e equipamento adicional

Ter um piso elevado em um data center também facilita a atualização de equipamentos ou a instalação de equipamentos completamente novos. Isso pode incluir a instalação de cabeamento e a reconstrução das instalações para outros fins. Um piso elevado é uma boa estratégia de design quando há uma grande quantidade de cabos de datacenter a serem executados. Isso é mais eficiente e pode custar menos do que os sistemas montados perto do teto. Também pode ajudar com o número de cabos ocultos e a consolidação de portas físicas e plugues de energia.

 

A instalação de cabos do data center sob os ladrilhos elevados também ajuda a manter o piso de dados organizado e organizado. Sem os sistemas de fiação aérea instalados, não há nada para bloquear as luminárias e os técnicos do data center não precisam de uma escada para acessar o cabeamento. Fazer uma alteração no cabeamento do data center é uma questão simples de identificar o painel de piso correto e removê-lo, em vez de acessar as bandejas aéreas localizadas perto de servidores, luminárias e sistemas de sprinklers.

 

Design flexível

Ao configurar um projeto inicial para um piso elevado, os engenheiros do data center devem considerar as necessidades futuras de desenvolvimento da instalação. Isso facilita a fatoração da quantidade de espaço livre necessário para instalar o equipamento atual e o futuro. O espaço sob os ladrilhos elevados deve ser projetado para permitir a circulação eficiente do ar frio. Depois que um piso é instalado, é essencial que a equipe do data center realize manutenção regular na área, o que inclui cuidados especiais para garantir que ele permaneça limpo.

 

Como o ar frio pode ser canalizado sob o piso, um data center com piso elevado oferece mais versatilidade em termos de implantação de equipamentos do que um projeto baseado em lajes. Em vez de aparafusar os gabinetes à laje e direcionar o resfriamento por cima, os pisos elevados são mais modulares, permitindo que a instalação realoque o equipamento sem a necessidade de instalar um novo superaquecimento da infraestrutura de resfriamento.

 

Manutenção de pisos elevados

A limpeza sob os pisos elevados ajuda a impedir a entrada de poluentes que podem representar um risco para as operações. O pó pode passar por baixo dos pisos elevados e entrar no equipamento. A boa notícia é que a maioria dos data centers segue uma política regular de limpeza embaixo dos pisos elevados. Isso garante que o espaço criado sob os ladrilhos elevados esteja limpo e livre de contaminantes, reduzindo a quantidade de ar sujo sendo empurrada para os servidores, o que pode aumentar o risco de falha do equipamento.

 

O layout do cabeamento é muito importante em uma instalação com piso elevado. Só porque o cabeamento estará fora de vista, não significa que ele também esteja fora de controle. Se muitos cabos forem empilhados em qualquer área, eles poderão restringir significativamente ou até bloquear o fluxo de ar, impedindo que alguns equipamentos obtenham os recursos de refrigeração necessários. Os gerentes de data center precisam